terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

QUANDO VEM O BEBÊ?

Cinco minutos depois do casamento, as pessoas já começam a perguntar quando virão os herdeiros. Na verdade a cobrança da sociedade nas nossas costas sempre existiu e nunca vai acabar! Primeiro, quando você está solteira: quando terá um namorado? Se já namora: quando ficará noiva? Se já é noiva: quando casará? Se já é casada: quando terá filhos? Se já tem filho: quando terá o segundo filho? Se tem dois meninos: quando vem a menininha? E se você estiver grávida, vão passar a mão na sua barriga sem pedir licença. Estamos no mundo dos intrometidos, não tem muito pra onde correr.

Sempre levei na esportiva e ainda levo, quando me enxergam como uma ET no auge dos meus 7 anos de casada, sem filhos. Já devo ter falado sobre isso aqui no blog. Eu sonho com meus filhotes - às vezes! Às vezes paro de sonhar e penso que foi muito bom não ter tido filhos ainda e talvez nem tê-los. E penso também que é uma decisão altruísta, muito mais do que egoísta, não colocar uma criança nesse mundo pesado e difícil. Isso aqui é uma selva e eu tenho os meus medos maternais. 

"Se você for pensar assim, nunca vai ter um filho!", é, eu sei. Mas eu penso e acho válido. E de forma "egoísta", digo que gosto da nossa vida como está, sem mais essa responsabilidade. Não acho que precisamos ter um filho, nem que a casa esteja vazia. Gosto de sermos só nós dois. Também sei que quando rolar uma gravidez, eu vou passar a amar sermos três, quatro, quantos você quiser ♫. Só quero estar aprendendo sempre a dançar conforme a música que Deus tocar pra mim, e ser feliz em qualquer circunstância. 

Voltando ao assunto das cobranças pela reprodução da espécie, comecei a perceber que essa pergunta "quando vem o bebê?" sai do setor de perguntas chatas e cai no setor das perguntas cruéis em alguns casos. Existem casais que nunca poderão ter um filho e que, a cada brincadeirinha desse tipo, é como se eles levassem um soco no estômago, fazendo com que se lembrem que isso será humanamente impossível (Deus pode dar um bebê pra quem Ele quiser, acredito muito nisso, mas é papo pra outra hora).  Então, pra não acabar sendo indelicado com alguém, é melhor evitar.

Outros casais já decidiram que não querem ter filhos e isso também é problema deles. Tenham os motivos que tiverem. Ninguém precisa ficar enumerando razões pra que mudem de ideia. Se vão se sentir sozinhos quando envelhecerem (os asilos estão cheios de pais e mães se sentindo sozinhos), se vão se arrepender (nos arrependemos de muitas outras coisas também), se vão deixar herança pro cachorro - são coisas que só dizem respeito ao casal.

Enfim, vamos deixar que cada casal decida em paz se querem ou não a visita da cegonha. E quando estivermos sem assunto melhor pra puxar uma conversa, optemos pelo bom e velho clichê "Tá calor hoje, né?".

No mais, quando eu engravidar, eu aviso! =) 





20 comentários :

  1. ACHO INSUPORTÁVEL! Acho q muitas coisas mudam quando chega o BB, sono acaba, intimidade do casal fica mais difícil, viagem e saídas! Deve ser ótimo ter um filho mas acho q tudo Tem seu tempo

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número e grau.... Eu meu marido casamos cedo com 19/20 anos. Ja no primeiro ano td mundo vinha dizer quando vam ter filhos e eu sempre falava quando Deus quiser... Ficamos 6 anos aí resolvemos engravidar, não pela cobrança mais sim pela nossa vontade eu sou o tipo de pessoa q acha q um casamento só se completa quando vem os filhos era e somos folizes hj com a nossa linda princesa... E já aviso... Sim vai ser filha única e ponto.

    ResponderExcluir
  3. Que texto perfeito! Exatamente como eu e meu marido pensamos, no auge dos nossos 7 anos de casados tbm rsrs!É muita gente intrometida e sem noção!Esse ano que eu tinha me planejado para engravidar, surgiu o surto da microcefalia e minha dúvida é:Esperar os 5 anos e ver se a vacina realmente vai ficar pronta,como prometido (coisa que é difícil acreditar, pois não fizeram nem da dengue ainda), ou me prevenir com repelente, calça e tela nas janelas!Se vc puder me dizer sua opinião no meu comentário sobre isso vai ser muito bom!Bjs lindona!

    ResponderExcluir
  4. Bem assim mesmo, também tenho 7 anos de casada e nada de bebê ainda, na verdade tento há 3 anos e não consigo, tenho dificuldade, e a pior parte realmente é quando todos começam a insistir... "Já tá na hora", "30 anos já? E cadê o nenem?“
    Mas ninguém pensa que isso entristece ainda mais o casal a cada vez que não acontece, sabemos que Deus pode todas as coisas, ma sem hora que fica pesado o fardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Passo o mesmo.

      Excluir
  5. Perfeito! É exatamente o que penso. Tenho 6 anos de casada e gosto da rotina, do jeito que vivemos sem uma criança. Amo criança. Mas penso em tudo que tem que mudar para receber uma em minha vida,e sinceramente não sei de quero. Por enquanto está ótimo assim! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Completamente desnecessaria essa cobrança! Qual a "monstruosidade" de um casal não querer ter filhos. De achar a vida a dois boa o suficiente para não "precisar" ou não ser tão prioridade de ter um filho! Pensamos sériamente em ser só nós dois pra sempre ❤❤ e vai ser bom demais da conta sô !

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 3 anos de casada e cansei de ouvir essa pergunta. Ter um filho é um sonho e está dentro dos nossos planos mas ainda não nos sentimos seguros pra dar esse passo. E a cobrança é chata porque parece que temos que ficar justificando nossas escolhas e as pessoas ficam tentando nos convencer do contrário.
    Amei seu texto.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que falou! Estou casada a 5 anos e tenho muitas cobranças por não ter filhos ainda. Sei lá sabe...gosto de como está! Ter meu tempo... poder ficar sem fazer nada sentada no sofá com meu marido. Mas infelizmente sempre escuto... vc está com 31 vai esperar até quando para ter filhos.... vontade de responder...Mas respiro e falo que Deus sabe a hora certa.

    ResponderExcluir
  9. Estava pensando em escrever sobre esses questionamentos no blog. Kkk
    No meu caso as pessoas se juntaram para eu nao ter filhos agora, pelo simples fato de estar recém casada. Gente do céu, pense na cobrança! E se eu quisesse ter agora?
    Penso bem parecido com você Carol, colocar um outro ser aqui é um caso a ser muito bem pensado e planejado.

    ResponderExcluir
  10. Karol arrasou no texto! Amei! Também passo por isso e acho muito chato. Poxa isso em um assunto do casal, que não diz respeito a.ninguem. Como vc disse, quando tiver grávida eu aviso heheh
    . bjsss sucesso amiga

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Amei o texto...eu tenho 4 anos de casada e temos ainda sonhos a realizar antes da maternidade. Esperamos no Senhor este dia,mas por enquanto, somos nós 2 em 1 só. A sociedade não entende que alguns (a maioria) dos assuntos dizem respeito ao casal. Triste. Um beijo amada..vc é ótima! Fica c Deus

    ResponderExcluir
  12. "Tudo tem seu tempo determinado". Realmente, essa cobrança é insuportável. Infelizmente as pessoas têm a mania de querer cuidar da vida alheia quando não cuidam nem da sua. Eu(gestante) e minha irmã (ganhou neném há um mês) não tivemos gravidez planejada. Simplesmente aconteceu assim que minha mãe faleceu. Imaginem como ficou nossa cabeça? Porém Deus sabe o que faz. Mas o mais difícil é ouvir as pessoas dizendo que tínhamos que engravidar e que as crianças supririam o vazio que minha mãe deixou. Isso é absurdo. Cada pessoa tem um espaço diferente em nossas vidas. Criança traz uma alegria imensa, mas também muitos medos e responsabilidades. Ninguém tem que opinar nisso, pois cada um é responsável por suas escolhas. Aos que ainda não tem filhos, curtam e aproveitem esse momento a dois pra que tendo filhos futuramente não os culpe pelo que deixou de fazer. 😊

    ResponderExcluir
  13. Karol, Gatona arrazou, as pessoas são cruéis e não tem dó das outras pessoas, já ouviu várias perguntas assim e e muito chato.

    ResponderExcluir
  14. Ebaaaaa!!! Alguém pensa igual a mim! É desse jeito Karol, as cobranças não param! Tenho 4 anos de casada, 34 anos de idade e não estou preocupada em ter ou não filhos, no momento penso em curtir meu maridao! Quando for o momento certo, Deus proverá agirá!
    Kezia Dias

    ResponderExcluir
  15. Nossa estou assim já vou fazer 03 anos de casada ,mas ninguem pode me ver se não perguntar quando vou ter um filho ,que está demorando ,que não posso esperar mais ,já está na hora e etc...Acho que quando Deus quiser me agraciar com essa Dadiva que é ser mãe estarei aqui pronta esperando esse momento

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca quis ter filho. Podem me chamar de egoísta se quiserem. Mas prefiro ser taxada assim do q colocar uma criança nesse mundo q está a cada dia pior. E outra, não é pq sou mulher q tenho q ser mãe. Isso é uma escolha e não obrigação. E eu amo minha vida com meu marido. Só nós dois. É tão bom. Um filho só ia atrapalhar e muito. E não venha me dizer q não atrapalha não pq isso tudo é balela. Essa romanização mentirosa da maternidade.

    ResponderExcluir
  17. Realmente é algo bem delicado, me encaixo no perfil dos que sentem como um soco no estômago quando houve esse pergunta, pelo fato de estarmos há uns 6 anos tentando entre vários tratamento e tal. Quando a pergunta parte de alguém que não tem lá tanta intimidade ou não convive tanto assim com você, ainda vai, porque a pessoa não tem como saber se você passar por um problema de infertilidade, para mim, o pior, é que essas cobranças (de todo fim de semana praticamente), partem de pessoas mais próximas, que sabem da sua dor, e às vezes, se fica com a sensação de que estão fazendo de propósito para te machucar, um dia desses tive que dar um chega pra lá na avó do meu marido, tem dias que você deixa passar batido, já em outros, a dor é tão latejante que se não colocar na hora pra fora, aquilo vai te corroendo. E quando colocam a sua Fé a prova? "Você não crê que vai conseguir?" PQP (desculpa a expressão), se não cresse, não estaria há tanto tempo tentando, buscando alternativas e orando, sempre acreditando, confiando! Desabafei!

    ResponderExcluir
  18. Muito válido o texto! Como sociedade temos que colocar a mão na consciência e parar de fazer perguntas invasivas e especulativas. Casada há quatro anos e com 31 anos, afirmo que detesto esse tipo de pergunta, me sinto cobrada e sinceramente me dou o direito de não responder.

    ResponderExcluir
  19. Karol não se sinta precionada por isso, eu estou junta com meu marido fazem 8 anos e meio, e ano passado fui mãe, e posso te afirma e uma mudança radical na vida do casal, hoje eu etaperaria muito mais, se vc não está preparada psicologicamente não tenha. Sim eles (bebê) são apaixonantes; mas o trabalho e extremo. Eu sempre digo: eu faço cinco (cursos universitários) trabalhando, e não ficaria tão cansada como ser mãe.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar