domingo, 19 de outubro de 2014

PRESTANDO CONTAS COM O PLANETA



Eu sempre tive consciência verde. Sempre me preocupei com o futuro do planeta dos meus filhos. Mas nunca estive tão preocupada como estou hoje. Gente, a água tá acabando mesmo! O negócio tá feio pro nosso lado, então, hoje resolvi prestar contas com o planeta, mostrando a minha forma de economizar água. 

A funcionária responsável pela limpeza lá da nossa empresa, lavava a varanda e as escadas uma vez por semana. Já conversei com ela pra usar mais a vassoura e o pano de chão pra manter tudo limpinho. Lavar, no máximo, uma vez por mês e economizando água! Nada de usar a mangueira como "vassoura". Acho que já deu muito certo, pois a conta da minha escola tem vindo muito mais baixa - menos da metade do normal. Parece que estou exagerando, mas é um valor irrisório mesmo, levando em conta a quantidade de alunos e funcionários usando os banheiros, bebendo água e com toda a limpeza sempre em dia!

Aqui em casa também tomei medidas drásticas para economizar. Quero abrir um parêntese para dizer que moro em apartamento e não pago água, pois já está inclusa na taxa de condomínio. Acho isso super errado pois vejo tanta gente que, mesmo pagando sua água individualmente, gasta sem consciência, imagine se não pagar? Sou a favor de taxa de condomínio apenas para a manutenção do condomínio. Gastos pessoais, são gastos pessoais. Enfim. Mesmo sendo assim, a minha preocupação é com a água do planeta e não só com o meu bolso. Aqui em casa os banhos foram reduzidos em número e em tempo debaixo do chuveiro. Na hora de lavar o cabelão, fecho a torneira. Marido gosta de fazer a barba no banho, e também tem fechado a torneira quando não precisa do chuveiro. A mesma coisa vale na hora de escovar os dentes.

Nada de ficar dando descargas longas. Descarga é só pra mandar o trem embora. Tem gente que penteia cabelo, joga os fios que caem no vaso sanitário e dá descarga. Usa fio dental, joga no vaso e aí? Descarga!!! Vaso sanitário não é lixeira!!!  

Outra medida de economia é com as nossas roupas. Tenho ligado a máquina de lavar só aos domingos, juntando muita roupa pra lavar numa vez só. E por aqui acabou esse negócio de usar a roupa só uma vez e colocá-la pra lavar. A roupa só vai pro cesto se estiver suja! Colocar a roupa pra arejar ao invés de lavar não vai deixar ninguém fedendo. Garanto! =)

Sabia que dá pra economizar até na louça? Porque não beber o suco no mesmo copo que o marido? Menos louça pra lavar e menos água pra gastar. É importante lavar a louça seguindo uma ordem: lavar as peças menos sujas primeiro. Isso evita ter que ficar lavando a esponja toda hora. Eu ensaboo tudo e lavo a pia. Depois vou enxaguando tudo junto e bem rapidinho.  

De maneira mais ampla, economizar energia também é economizar água. Não deixar a geladeira aberta atoa, economiza. Usar o ferro pra passar o maior número de roupas ao invés de ligá-lo todo dia, economiza. Soltar os cachos e deixar secador e chapinha de lado, economiza. Trocar as lâmpadas por lâmpadas fluorecentes, economiza. Reunir todos os membros da família no mesmo cômodo que estiver com a luz acesa, além de economizar é bem mais prazeroso. Tomar banhos geladinhos nesse calorão, deixa a pele linda e economiza (e às vezes, mesmo com o chuveiro desligado, a água continua quente por aqui, e nem tem aquecedor solar).

Eu não tenho quintal, então o gasto de água pra manter o apartamento limpo é mínimo. Já o carro é um problema... Além de ser novo (que é um motivo pra gente querer andar com ele sempre limpinho), ele é preto! Mas tem solução. Lavar o carro usando balde só quando for necessário. Isso ajuda a economizar muito!

Pelo amor de Deus, conserte os vazamentos que surgirem na sua casa o mais rápido possível. E se você vir vazamentos na rua, ligue para a companhia de abastecimento da sua cidade na hora. 

Só não dá pra diminuir o consumo da água que bebo pois já tive crise nos rins! =)

Se cada um fizer a sua parte, o mundo pode melhorar. Vamos economizar???

Conta pra gente quais são as medidas que você tem tomado pra economizar água na sua casa! 


Marido está com crise renal hoje! Economizou mais água do que deveria! =(

7 comentários :

  1. Amei suas dicas Karol.
    Eu tenho deixado um balde pertinho de mim enquanto tomo banho e depois uso a água no vaso sanitário.
    Também temos economizado na descarga, de manhã, como saímos juntos de casa, só damos descarga depois de todos usarem o banheiro ( se for número um, é claro! )

    ResponderExcluir
  2. Olá Karol. Eu vi num dos posts q está a prestes a construir uma casa. Gostaria de dar uma sugestão de reaproveitamento da água para um ambiente mais sustentável. A primeira é a recolha da água das chuvas para uso quotidiano (é ideal p irrigação de jardins também), e a segunda é o reaproveitamento das águas brancas (da cozinha) para o autoclismo (ou descarga). A casa já pode ser pensada com esses sistemas todos de reaproveitamento da água. :)

    ResponderExcluir
  3. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos mudar essa situação!

    Está rolando lá no Tititi & Trelelê sorteio de um ensaio denominado Adoráveis Madrinhas! Vem ver!Ta mara!

    Beijinhos e boa semana pra vc!

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também fico louca com desperdício! Quando morava aí em Muriaé via taaaanta gente lavando calçada... ô agonia! Aqui em casa faço de tudo pra economizar, já ensinei o marido a fechar a torneira quando faz a barba, não deixo ele lavar a louça pq demora demais e fico achando q ta gastando muito, rsrs. Ainda quero trocar a descarga por aquela que controla a quantidade de água pra nº1 e nº 2, sabe? Mas a casa é alugada e a instalação é diferente! E usar a água da máquina (de roupa branca por ex) que é mais limpinha pra lavar a área, tbm é uma boa, o difícil é tempo pra ficar vigiando que horas ela vai esvaziar! Rs.

    Muito legal o texto! Queria que todos se conscientizassem... a situação tá feia mesmo! Estava conversando ontem com meu marido que devíamos fazer um estoque, pq nesse verão aqui no RJ corremos fácil o risco de ficar sem água e, deixar pra comprar quando faltar, é assalto na certa!

    ResponderExcluir
  5. Uso água do banho para as descargas e da máquina de lavar roupas para lavar quintal pq tenho cachorro e tbm pra lavar banheiro, caso precisar ..

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar