sábado, 28 de junho de 2014

A INTROMISSÃO DA FAMÍLIA

Dizem que não é bom morar muito longe da sogra, para que ela não venha de mala pronta e nem é bom morar muito perto para que ela não apareça todos os dias. Quer saber? Eu concordo! Mas não me limito à sogra, que sofre tantos bullings por aí, abro o leque para toda a família.

Um dos principais motivos das brigas entre marido e mulher é a influência da família de um dos dois – ou dos dois! - no casamento. Muitos até chegam ao divórcio!

Até onde a sogra ou sogro podem interferir no casamento? Pelo que entendo de casamento e da Palavra de Deus, nunca - salvo algumas poucas exceções, como por exemplo a violência doméstica.


A Bíblia diz que quando o homem e a mulher se casam, devem deixar pai e mãe e se tornarem uma só carne, ou seja, uma nova família. Independentes financeiramente e emocionalmente dos pais. Virar uma nova família requer tempo, pois a esposa e o marido trazem para o casamento uma mala cheia de cultura familiar, de costumes, de gostos e – erroneamente – o estilo de vida bancado pela situação financeira dos pais. Com o convívio, vão se adaptando um ao outro, até terem a sua própria identidade familiar. Quanto mais tempo o marido ou a esposa ficam ligados à família dos pais, mais tempo levam para formar uma nova família.

O que acontece nessa adaptação? Normalmente quando estão se adaptando passam por conflitos, pois agem e pensam de maneiras diferentes. Cada um gosta das coisas do seu modo e acham que é o certo pois, até então só conhecem o modelo de família que viram na casa dos pais.

Na verdade não existe um modelo de família certo, mas existe o novo modelo de família que deve ser construído somente entre marido e esposa. O temperinho disso os dois vão descobrir juntos. Mas, às vezes, a grande dificuldade é evitar a intromissão dos pais no casamento. 

Por amor, os pais querem ajudar os filhos a serem felizes e acham que o modelo de casamento deles é o correto; ou, querem evitar que os filhos sofram como sofreram em seus casamentos. Alguns têm traumas e querem evitar que os filhos passem pelos mesmos problemas. E aí acabam dando palpites constantes sobre a maneira em que devem se tratar. Quero ressaltar aqui que, como pais, devemos ser exemplos para os filhos, inclusive no próprio relacionamento conjugal. Mas não forçá-los a ser como queremos que sejam em seus casamentos. Esse exemplo deve começar desde quando os filhos são pequenos.

Um claro modelo de influência negativa dos pais são aqueles que querem manter os filhos junto à eles, mesmo depois de casados. Geralmente são pais que mimaram seus filhos e sempre fizeram tudo para eles. O filho, por ter sido sempre dependente, acaba sempre na casa da mãe e, consequentemente, influenciado. A maioria das mães costumam achar que as noras não cuidam bem de seus filhos, como elas cuidavam. E é aí que a coisa pode começar a degringolar! Mães, ensinem seus filhos a serem independentes! Isso dói, mas é necessário para o crescimento deles e para a futura família que irão construir ou que já estão construindo.

A  Bíblia diz que os dois devem se tornar uma só carne, e não os quatros ou os seis (marido, esposa, pai, mãe, sogro e sogra). A Bíblia não dá espaço para mais ninguém, além de marido e mulher – e futuramente os filhos, claro.

É preciso tomar cuidado com as intromissões sutis dos pais e sogros. Eles amam e, acabam ajudando numa coisa ou outra, dando um presente de vez em quando, ajudando a tomar conta dos filhos, enfim... geram motivos para se intrometerem no relacionamento e na vida dos casais. Claro que não fazem isso por mal, mas pelo cuidado que sempre tiveram, e por esse amor, querem resolver os problemas dos filhos, se intrometendo. Quando os pais são "os meus" talvez eu não me incomode, mas será que o cônjuge tá achando isso bonito? Como filhos, pode ser difícil dizer não à intromissão, mas precisamos! E só teremos “moral” para determinar limites de intromissão se formos realmente independentes como casal, pois se ainda estamos dentro da casa deles, dependentes, estamos dando a abertura para situações desfavoráveis pro casamento.

Tenha uma postura firme e ao mesmo tempo amorosa. Nunca deixe de honrar pai e mãe, mas não permita interferências no seu casamento.


Marido é um cara de sorte! ^^


29 comentários :

  1. Muito bom texto karol. São coisas que quero escrever mas n escrevo por poderem pensar q é uma direta rsrs achei bem legal oq vc falou sobre a identidade do casal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como blogueiras, escrevemos o que é necessário pro povo ler. Não precisa ter medo de ser indireta, pois não é... Faz parte do ofício! =)

      Excluir
  2. Nossa. Muito bom, ainda moro na casa dos meus sogros. Em breve vamos mudar. Minha sogra faz de tudo p não se intrometer, mas querendo ou nao acaba acontecendo.


    www.maellenfialho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. mas eu acho que ainda me preocupo demais com as cabeçadas que meus pais estão dando depois que se separaram. eles se separaram no mesmo ano em que eu me casei, ha 4 anos atras. Mas sempre tenho em mente que Deus esta no comando.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!! Quando casei eles intrometiam sempre, mas como o tempo isso vai mudando, porém acho que quando vier os filhos vai começar tudo de novo...

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, Karol... esse negócio é complicado, a Bíblia é clara quando diz que homem e mulher tornam-se uma só carne e o marido deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa... DEUS, em toda sua sabedoria, deixou bemmm explícito, que o HOMEM deixaria pai e mãe para se unir à sua esposa, rsrs.. pois já sabia que seria muito mais difícil o homem cortar o cordão umbilical com a mãe do que a mulher com sua mãe, hehehehe... sei que há casos e casos e amo a minha família: de ambos os lados, porém, acho que respeito e privacidade são fundamentais, principalmente nos primeiros anos de casamento, onde os dois precisam desse tempo entre os dois (e só os dois) para construir as bases do relacionamento como marido e mulher. Moro muro a muro com a minha sogra e no começo foi MUITO difícil, ela achava que nossa casa era extensão da dela.. até hoje ainda preciso impor alguns limites, graças a Deus meu marido me dá apoio.. minha mãe mesmo, fazia 3 meses que não vinha aqui, vem quando eu peço, e quando quer vir, liga antes perguntando se pode, se é conveniente.. mas ela me conhece desde o ventre e como mulher, tem uma sogra mãe do marido também, então, rsrs.. ficou mais fácil pra ela compreender... tem casos em que a sogra é carente, não tem filhas mulheres (como o meu caso) e aí é muito mais complicado... precisamos saber impor os limites COM AMOR e respeito, afinal, ela é a mãe dele... e o começo do post é sempre o que eu disse: nunca more tão perto que possa vir de chinelos e nem tao longe que possa vir de mala, rsrs.. e é EXATAMENTE ISSO! Temos que pedir a Deus para ter sabedoria para lidar com esse tipo de situação, sem magoar, sem perder a cabeça, sabendo impor os limites e exigindo o respeito e a privacidade que o casal não só merece mas TEM QUE TER. Afinal, satisfação, marido e mulher devem somente um para o outro. A sogra tem que entender que o marido tem alguém que o ama e que vai cuidar muuuuuito bem dele sim.. isso é problema dele e dela somente. Como já foi dito, é raro dar certo quando mora-se perto da família... se não está dando, o melhor a se fazer, é mudar mesmo. Que DEUS abençoe e nos ajude sempre, rsrsrs...

    Beijocas e obrigada sempre pelos posts edificantes! ;* Você é uma benção!!!
    que DEUS continue te usando como um canal na vida das mulheres casadas....

    ResponderExcluir
  6. Seus texto São sempre muito bons, mais esse em especial, ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Moro na casa dos meus sogros..dai voce ja tira como deve ser! Esses dias msm rolou uma briga...fica uma situacao pessima. Mas peco a Deus todos os dias que me abencoe com um lar so nosso. Deus provera!

    ResponderExcluir
  8. Isso isso isso! Fui criada ao lado da minha vó e meu pai sempre falou que tinha a melhor sogra do mundo. Ate na hora da ki fugiamos pra chorar la ela dava o colo calada! Jamais se meteu em nada. Crio hj minha filha prox a minha mae e na mesma sintonia. Isso é serio e traz problemas grandes. Morar em casas separadas tem que ser o primeiro pensamento de quem quer casar mesmo tendo os melhores pais do mundo.Adna

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Karol ! Acho que realmente deve existir um certo limite !

    ResponderExcluir
  10. Muito bom. A família do meu marido é complicada. Minha sogra se finge de coitada e meu sogro reclama que meu marido abandonou a família porque parou de dar dinheiro para eles. A aposentadoria ele gasta com as amantes. As vezes fico tão nervosa com essas coisas que parece que vou explodir. Só Deus para me acalmar e fortalecer. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... difícil isso! Os pais têm que aprender a cortar essas dependências, principalmente quando têm dinheiro pra se sustentar! Mas Deus é contigo, minha amiga! =)

      Excluir
  11. Muito bacana esse Texto Karol ... Obrigada ;*

    ResponderExcluir
  12. Moro mt longe da minha família e da família do marido, as vezes sinto falta de te las por perto pra me ajudar com o bb nas tantas vezes q estive doente sem ter ninguém p me ajudar e claro p q ele seja criado junto c tds da família q ele tanto ama. Mas tb penso q apesar de sermos sozinhos tb somos independentes e ngm se mete na nossa vida, lavamos a roupa suja por aqui mesmo!! Conheço amigas tb q mesmo morando separado dos pais contam a eles td q se passa dentro de casa e isso abre uma brecha p q eles se intrometam pois sempre irão querer defender a cria, acho q e isso, um casal pode estar morando com os pais temporariamente por diversos motivos mas sem perder toda a sua privacidade e expondo seus problemas. Bjs amoo seu blog quero criar um p mim tb

    ResponderExcluir
  13. Estou passando por uma situação dessa, e até teve discussão pelas intromissões deles em meu casamento, meus pais ainda são nossos "Pastores" e esta uma mistura isso... só Deus para nos dar a direção.

    ResponderExcluir
  14. Perfeito Post! Infelizmente exite sogras (os), que não entendem isso... Ou não querem entender.

    ResponderExcluir
  15. Eu moro pertinho da minha mãe e da minha sogra e ninguém intromete no meu casamento. Graças a Deus não tenho problema com minha sogra, ela é um amor de pessoa e nós nos damos super bem. :-)

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente com a karol...Minha situação é bem complicada...moro em um bairro perto da familia do meu marido e eles se intrometem muito em nossas vidas...Agora iremos mudar deste bairro e meus pais conseguiram achar uma casa pra mim...mas pra variar bem pertinho deles...o problema é exatamente esse...morar perto dos meus pais é pior que morar perto de sogra...amo meus pais mas não consigo conviver muito perto deles por se intrometerem em praticamente em tudo na minha vida...até chegam a decidir a minha vida...querem que eu mude sem meu marido porque nenhum cara é suficiente bom pra mim...inclusive a casa que me arrumaram já disseram pra dona que eu ia ficar com a casa e ate o dia da mudança sem antes me consultarem...dai fiquei brava com eles e eles simplesmente ficaram com raiva de mim...Não sei mas o que fazer em relação a isso...Peço sempre a Deus sabedoria,entendimento e paciência...mas msm assim tá dificil...Só sei de uma coisa se eu mudar pra perto deles adeus privacidade...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar