segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CONSTRUINDO SEU CASTELO

Você já pensou que são os pequenos tijolos que formam as paredes da maior mansão que você já viu? Por maior que seja a construção, muitas vezes não buscamos entender como ela foi edificada, o tempo investido para que ela ficasse totalmente pronta. Não pensamos em quanto custou cada pequeno material que foi necessário para que ela ficasse firme e forte contra as intempéries da natureza.


Aí você me pergunta: "Mas Karol, o que isso tem a ver com casamento?". Tem muito a ver, e em vários sentidos.

As pequenas atitudes que tomamos durante nosso relacionamento, pouco a pouco vão construindo a estrutura do casamento. Nossas atitudes, nosso comportamento, a educação, o respeito, o cuidado, o amor, são os tijolinhos que estamos colocando nessa "construção" (se for construída e edificada sobre a rocha - que é Deus - melhor ainda, não cai nunca!).

Vou contar uma historinha que ilustra bem a nossa responsabilidade pessoal na construção do amanhã.

João é um empresário bem-sucedido, que mora em uma das principais cidades do país. Como de costume, tomou café com sua família, levou os filhos ao colégio e, em seguida, foi para a sua empresa. Ao final do dia, João voltou para casa, ficou um tempo com a família, e depois saiu para ministrar uma palestra dirigida a estudantes, cujo tema era "motivação para vencer na vida".

Enquanto isso, em um bairro pobre de outra cidade, vive Mário. Como fazia todas as sextas-feiras, foi para o bar jogar sinuca e beber com os "amigos", onde chegou um pouco nervoso, pois estava desempregado. Um amigo havia conseguido para ele  uma vaga como auxiliar de serviços gerais na empresa em que trabalhava, mas Mário recusou, porque "não gostava desse tipo de trabalho". Mário não tem filhos e está sozinho, pois sua terceira esposa, cansada de ser maltratada por ele, o deixou. Atualmente ele mora de favor na casa de um amigo, que é mecânico.

Naquele dia, Mário bebeu "umas a mais" e pediu para pendurar a conta. Mas estava sem crédito até mesmo no bar, e o dono do estabelecimento acabou colocando Mário para fora.

Sentado na calçada, Mário chorou pensando no que havia se tornado sua vida. Seu único amigo, o mecânico, o levou para casa, e depois de acomodá-lo no sofá da sala, perguntou-lhe:

- Mário, o que fez com que você chegasse ao fundo do poço dessa maneira?

Ele então desabafou:

- Foi minha família. Meu pai era um péssimo exemplo. Ele bebia demais, batia em minha mãe, não parava em emprego nenhum. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu doente, por falta de condições, eu saí de casa, revoltado com a vida e com o mundo. Eu tinha um irmão gêmeo, chamado João, que também saiu de casa. Nunca mais o vi e não sei para onde foi. Deve estar por aí, vivendo uma vida miserável como a minha.

Enquanto isso, na outra cidade, João terminava sua palestra para os estudantes. Já estava despedindo-se, quando um aluno ergueu o braço e fez a seguinte pergunta:

- Diga-me, professor, o que fez com que o senhor chegasse onde está hoje? Um grande homem, empresário bem sucedido e líder reconhecido por toda a comunidade.

João, emocionado, respondeu:

- Foi minha família. Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia demais, batia em minha mãe, não parava em emprego nenhum. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu doente, por falta de condições, eu saí de casa, decidido que aquela não era a vida que eu queria para mim e para minha futura família. Eu tinha um irmão gêmeo, chamado Mário, que saiu de casa pouco antes de mim, mas não sei para onde foi. Nunca mais o vi, mas espero que esteja vivendo uma boa vida.

O que mais temos visto por aí, são homens e mulheres (e neste ponto falo mais particularmente às mulheres mesmo) que agem como Mário. Se espelham no mau comportamento de suas mães, repetindo os mesmos maus tratos com seus maridos, agindo de forma detestável, sem respeito, sem carinho, sem amor, porque aprenderam assim. Devemos aprender com todas as situações da vida. À nossa volta temos exemplos bons e exemplos ruins e podemos aprender com os dois tipos. Os bons a gente copia, os maus a gente evita repetir.

O amanhã não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo hoje. O que vai definir o futuro de cada pessoa não é o seu passado, mas as atitudes e os comportamentos que adota no presente. Algumas pessoas preferem deixar que sua biologia determine e escreva sua biografia. Não percebem que, ainda que o passado não possa ser modificado, o seu futuro, a sua biografia e a sua história de vida são escritos todos os dias a partir das decisões e escolhas que fazem - ou deixam de fazer.

Tome uma atitude: construa o seu amanhã! Sua biografia pode ser muito maior que sua biologia!  


Texto adaptado do livro CONSTRUINDO O SEU AMANHÃ (Silas Malafaia).


Marido passou o dia todo numa cidade longe daqui... Primeira vez em dois anos que ficamos um dia todo longe. #saudadequedói!  

13 comentários :

  1. Esse texto é uma reflexão e tanto viu?? Precisamos mesmo aprender a ser diferentes e contruir um castelo forte em nossos casamentos.Muitas mulheres perdem a chance de serem felizes por falta de sabedoria...
    http://suntuosidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lindo post'
    São nossas atitudes de hoje que determinam como será o nosso amanhã!

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oii, eu simplesmente A.M.O. seu blog, acho q vc é uma ungida de Deus, e apesar de ser jovem , nos passa conselhos tão sabios,
    eu estou com 02 meses de casada, e sempre q tenho alguma duvida, pergunto conselhos a mammys, pois ela ja é casada com Pai a 28 anos "bem vividos", e a voce. pois acho legal a forma como voce cola as coisas com tanta naturalidade em seu blog!, obrigada!

    Eliete silva

    ResponderExcluir
  4. Não espere a mudança do seu cônjuge, seja você a mudança para o seu casamento e escreverá uma nova história no seu relacionamento.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Karol ...adoro seu blog a maneira como você vê a vida de casada isso nos da um up a cada texto que lemos . # parabéns#mulher#virtuosa

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, realmente vc é muito sabia nessa area,eu peguei o genio da minha mae pra lidar com meu pai, que era alcoolatra e nao gostava de trabalhar. Tratava meu marido que nem cachorro, mas se Deus quiser uma nova historia sera construida.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, realmente vc é muito sabia nessa area,eu peguei o genio da minha mae pra lidar com meu pai, que era alcoolatra e nao gostava de trabalhar. Tratava meu marido que nem cachorro, mas se Deus quiser uma nova historia sera construida.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu blog e achei o texto muito bom e edificante para nós..
    telminhabolosetortas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Inspirador!
    Pra quem ainda não é casa recomendo o livro " ROMANCE À MANEIRA DE DEUS - Eric & Leslie Ludy" Pras mulheres casadas " O Poder Da Esposa Que Ora - STORMIE OMARTIAN" foram grandes aliados na edificação do meu casamento.

    Não permita que a atitudes dos outros determine a sua ação...faça o melhor que puder e coloque Jesus em todos os seus passos pois "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" SL127.

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar