quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DIFERENÇAS NA COMUNICAÇÃO

Uma das coisas que aprendi trabalhando com aconselhamento de casais é que, no geral, existe uma diferença significativa nas necessidades de comunicação entre homens e mulheres dentro do casamento. Ele deseja uma comunicação ombro a ombro e ela face a face. 

A esposa que deseja mostrar ao marido seu amor e sua amizade precisa ser paciente e compreensiva com pedidos simples como: “Vem pra cá. Fica aqui comigo. Vamos assistir esse jornal. Vamos ficar só juntos, sem falar nada”. 

Quando o marido chama a esposa pra “simplesmente sentar ao lado dele”, ele está investindo no relacionamento de maneira muito significativa do ponto de vista masculino. Para nós, mulheres, isso não faz muito sentido, mas para eles é uma bela parceria. 


Homens preferem uma comunicação ombro a ombro ao invés de face a face. Eles são muito simples. Na minha casa, o marido sempre me convida para ler um livro ao lado dele. Não trocamos uma palavra nessas horas, mas depois de um longo tempo, ele abaixa o livro e comenta algo do tipo “é tão bom seu cheirinho perto de mim, me dá uma paz... eu te amo”. Ele gosta desse tipo de contato. Na cabeça dele isso é um investimento, um gesto de amor. Ele está tentando passar o recado “eu gosto de estar com você”.

Li um estudo sobre a preferência dos homens por essa comunicação ombro a ombro, com pouca ou nenhuma conversa.  Pesquisadores realizaram vários testes com homens e mulheres de quatro faixas etárias: crianças da 2ª série, da 6ª série e do ensino médio, junto com jovens de 25 anos. As instruções para cada dupla de homens e para cada dupla de mulheres eram as mesmas: entrar numa sala, sentar nas duas cadeiras e, se desejassem, poderiam conversar.

Durante o teste, cada dupla de mulheres, independente da idade, reagiu da mesma forma. Viraram a cadeira uma para a outra, para que pudessem ficar face a face, se inclinaram para frente e conversaram. Os homens reagiram de modo diferente. Não se viraram um para o outro. Ficaram lado a lado, ombro a ombro, olhando diretamente pra frente e, às vezes, olhavam um para o outro.

Pelo fato de as mulheres terem se voltado umas para as outras e, literalmente terem ficado face a face, os pesquisadores presumiram que elas teriam as conversas mais íntimas. Os meninos do ensino médio formaram o grupo mais aberto e transparente.  A conclusão foi que os homens ficam mais próximos ao fazerem atividades juntos, ombro a ombro. Com o passar do tempo, essas experiências comuns e os interesses mútuos resultam em um senso de conexão. Existe pouca negatividade e quase nenhuma reclamação. Eles não se concentram em seu relacionamento e raramente conversam como se sentem um em relação ao outro. Conforme ficam amigos, uma coisa é certa: cada um está ali por causa do outro. 

Muitos homens se lembram de terem tido um “irmão de sangue” na infância. O compromisso era de estar ombro a ombro, lutar até a morte se fosse necessário. Eles constroem suas cabanas e estão prontos para batalhar e morrer juntos.

Um belo dia, o menino cresce, vira homem e encontra uma bela mulher especial. Ele faz a proposta para sua nova parceira e eles se casam. Em seu mundo macho, ele presume que os dois estarão juntos, ombro a ombro, assim como ele esteve com seus amigos da vida inteira. Seu pedido é simples: “Ei, vamos fazer alguma coisa juntos?”. No início ela coopera. Ela é uma amiga verdadeira. Mas depois, uma porção de filhos, uma tonelada de roupas para passar, comida para fazer, carreira profissional pra dar conta e mais um milhão de coisas importantes que estão pendentes, assistir futebol ou ficar sentada sem fazer nada não parece muito produtivo. Além disso, quando o casal tem realmente um tempo para estar junto, a esposa precisa conversar. Para nós, é a maneira que temos de estar conectada ao companheiro. Estar junto e não conversar é quase um absurdo!

Na maioria dos casamentos, portanto, existe uma diferença real nas necessidades básicas. Ela deseja conversar, estar perto. Ele quer menos conversa e mais ombro a ombro. Obviamente, é preciso haver algum “dar e receber” nesse ponto, o que também deve acontecer em tantas outras áreas do casamento. Da mesma forma como o marido, às vezes, precisa fazer um esforço para estar com a esposa face a face e mergulhar numa boa conversa, a esposa também precisa fazer um esforço para estar com o marido ombro a ombro, só aproveitando a companhia um do outro, em silêncio.

Quando seu marido te chamar para ficar com ele e você fizer simplesmente isso, falando pouco ou quase nada, você verá a energia fluindo dele. Uma boa adaptação aos costumes um do outro é um dos grandes segredos de uma boa convivência no casamento!


Marido tá preparando surpresinhas pro feriado... Eu sinto o cheiro no ar!


*-* 
Um mimo esses panos de prato!

5 comentários :

  1. ' Adorei o texto e é bem isso mesmo, Karol..! rs O Duh ( Marido) , sempre me chama para ficar pertinho dele, vendo tv, no computador e até mesmo para jogar vídeo-game com ele! Apenas para estarmos juntos mesmo, sem " falação " hehehehe , e eu adoro isso! ♥

    ResponderExcluir
  2. Marido adora que eu fique deitada no peito dele e em silencio, fala serio... As vezes vou falar e ele diz xiuuu agora nao. #amo

    ResponderExcluir
  3. Marido adora que eu fique deitada no peito dele e em silencio, fala serio... As vezes vou falar e ele diz xiuuu agora nao. #amo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Karol. Vc disse coisas que realmente acontecem! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Amei amei amei esse post. Depois que nosso Arthur nasceu, e ao mesmo tempo Marido começou a faculdade, muita coisa mudou, principalmente a comunicação. Não conseguia entender o que estava acontecendo, agora muita coisa mudou

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar