sábado, 7 de setembro de 2013

DOMÍNIO PRÓPRIO


Certo dia, um velho caminhoneiro estava em casa todo orgulhoso chamando sua esposa para ver o lindo caminhão que comprara depois de longos e árduos 20 anos de trabalho. Após de tanto tempo de sufoco e estrada, finalmente, seria seu próprio patrão.

Ao chegar à porta de casa, encontrou seu filhinho de seis anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado e aos berros perguntou o que o filho estava fazendo e, sem hesitar, completamente fora de si, martelou impiedosamente as mãos do garoto, que começou a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.

A mulher do caminhoneiro correu em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho, conseguiu trazer o marido à realidade e juntos levaram o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.

Após horas de cirurgia, o médico desconsolado e bastante abatido, chamou os pais e informou que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados. Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.

Ao acordar, o menino ainda sonolento esboçou um sorriso e disse ao pai:

- Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.
O pai, comovido e profundamente arrependido, deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância. Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele e que a lataria do caminhão não tinha estragado.
Então o garoto, com os olhos radiantes, perguntou:
- Quer dizer que não está mais bravo comigo?
- É claro que não! – respondeu o pai.
Ao que o menino indagou:
- Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

* * *

Talvez você esteja indignado com o pai dessa história, não é verdade? Infelizmente, muitas vezes nós criamos em outras pessoas feridas muito difíceis de sarar, mesmo sem agredir fisicamente.


No momento da raiva, do ódio, da frustração ou até mesmo em um erro de interpretação, agimos por impulso e muitas vezes falamos demais. Nessas horas, machucamos com palavras e nos tornamos responsáveis por causar danos grandes e feridas profundas, que irão gerar mágoas ou mesmo depressões.

Os seres humanos são comunicadores por natureza. Mesmo os indivíduos mais introvertidos utilizam a linguagem para que a convivência seja possível. Porém, pensar antes de falar e de agir é imprescindível para ter uma vida mais harmoniosa. Quando estamos de cabeça quente costumamos falar a primeira coisa que surge no pensamento. A emoção do momento geralmente não para pelo crivo da razão e isso faz com que nossas palavras sejam amargas e destrutivas. Portanto, é preciso ficar muito atento e cultivar hábitos que favoreçam a paciência e a calma nos momentos graves.

"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" 
(Colossenses 4:6)

Quase sempre achamos que estamos com a razão, que somos bons o suficiente para dizermos aos outros o que bem queremos, mas isso não é verdade, e mesmo que fosse, não temos o direito de achar que somos mais sábios que os outros. Salomão já dava esse conselho há milhares de anos no Livro de Provérbios: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”


Se você é do tipo de pessoa que tende a falar primeiro e pensar depois, tente fazer isso: Sempre que você sentir um impulso de falar, conte até dez antes de abrir a boca. Você também deve se observar e descobrir quais as circunstâncias que te levam a dizer coisas que, mais tarde, você desejaria ter dito de forma diferente. Quando identificar essas situações, fuja delas!

No casamento não é diferente, quando estiver numa discussão com seu cônjuge, não deixe que as emoções te dominem e não diga nada no calor do momento.
Tenha domínio próprio! Reflita muito, peça ajuda a Deus e espere a raiva passar. Quando pensamos bem antes de agir, frequentemente sentimos que nossas atitudes são as mais acertadas e dificilmente nos arrependemos. Portanto, se você pretende melhorar a convivência com as pessoas que ama, ser uma pessoa mais tranquila e moderar sua fala, reflita muito antes de falar alguma coisa.


Marido deixou cair no chão meu porta-retrato preferido... mas já está perdoado! ♥


3 comentários :

  1. Oie...muito bom esses post que você faz...parabéns pelo trabalho, já faz algum tempo que tenho lido e gostei muito da sua maneira de falar.

    Kelly

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar