quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AMARGURA

Sempre falo sobre perdão para que o casamento seja saudável. Gosto de bater nessa tecla. A falta de perdão talvez seja um dos motivos mais comuns para a esposa se privar de dizer palavras de encorajamento e motivação para o marido. O ressentimento gera amargura, produz palavras ofensivas e destrói o casamento.



Uma jovem senhora contou uma história de hostilidade em relação ao marido. Enquanto ela falava dos numerosos erros do companheiro, que qualquer pessoa julgaria como erros banais, lhe perguntaram quando esses sentimentos de ódio haviam começado. Ela logo respondeu: “Fiquei muito furiosa com ele antes do casamento”.

O noivo havia escrito uma carta pedindo que ela providenciasse um carro para a viagem da lua de mel. Ela respondeu que a responsabilidade de conseguir um carro era dele e, além de tudo, a família dele tinha três carros enquanto a família dela tinha apenas um. Ele deixou bem claro:

- Se quiser casar comigo, é melhor encontrar um carro!

Ela encontrou o carro, mas prometeu a si mesma que nunca esqueceria aquela injustiça.

Com linhas de amargura no rosto, ela disse:

- Se você não acredita em mim, eu lhe mostro a carta que ele escreveu.

Ela enfiou a mão na bolsa e pegou um envelope surrado e rasgado que havia sido transferido de uma bolsa para outra durante dez anos. Enquanto entregava o envelope, ela completou:

- Carrego-o sempre comigo para nunca esquecer.

Duvido que alguma de nós carregue uma carta na bolsa, mas imagino quantas carregam uma carta no coração. Em Hebreus 12:15 está escrito: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”. A raiz de amargura produz frutos amargos. E o coração amargo produz uma mulher de palavras amargas. (Li e adaptei essa história no meu queridinho livro A Mulher dos Sonhos de seu Marido).

A essa altura, o marido estará impossibilitado de fazer qualquer coisa certa aos olhos da esposa amargurada, ainda que ele esteja tentando.

A mágoa, o rancor e a irritação são como veneno em nosso corpo. Vão infeccionar os nossos pensamentos, emoções, decisões, e ainda vão alterar a expressão do nosso rosto e afetar a nossa saúde. Devemos buscar em Deus a capacidade de educar o coração e predispor a mente na direção do perdão.

Quem consegue sorrir quando está magoado ou irritado? Quem consegue ser uma boa companhia, uma boa esposa se não consegue dizer palavras positivas ou motivadoras? Será que um casamento consegue se manter erguido se está sendo bombardeado com falta de perdão e excesso de palavras duras?

Será que essa pessoa amargurada por não perdoar e por remoer o tempo todo o passado é mais feliz assim?

Aí vai a dica: Decida perdoar! Perdoar só vai fazer bem a você. Permita-se experimentar a felicidade verdadeira e o sentimento de estar livre dessa prisão. Rasgue todas as “cartas” que não te deixam esquecer. Aprenda a relevar. A amargura destrói o amor.


Perdoar é a moeda que compra a felicidade!


Marido tá fazendo falta hoje! (Foi trabalhar sem mim...)




3 comentários :

  1. LIndo texto!

    Acredito muito nisso. Perdão liberta quem perdoa.

    Os benefícios do perdão é só pra quem perdoa!

    Feliz dos que aprenderam a perdoar.
    Eu posso dizer que sou bem feliz, sem mágoas no meu coração.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a seguir seu blog pela biblia do casal que achei linda e super recomendado e algumas passagens super importantes, fui lá mostrei pro marido ele tbm gostou e compramos, fizemos a promesa que iremos começar a ler juntos quando nos mudarmos pra nossa casinha nova.
    Agora esse assunto é a primeira vez que me pego lendo, e tocou meu coração, estou a quase 6 anos com meu companheiro, poucos meses de casados, mais antes disso acontecer passamos por mtas coisas algumas q estavam guardadas mais depois que li isso, compreendi seriamente que viver na amargura não tras fellicidade. Louvo a Deus pela vida desse meu companheiro.
    Obrigada por esse post, significou muito. =)

    Beijoo
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar