sábado, 21 de setembro de 2013

A MARAVILHOSA ARTE DE SERVIR

Hoje estava lendo um livro e gostei muito da parte em que é dito que fomos feitos seres livres, mas não com uma liberdade para cometer contravenções e sim para amar e servir uns aos outros. Essas palavras são do livro de Gálatas, na Bíblia, e foram dirigidas à igreja, mas elas se aplicam facilmente ao casamento, assim como a advertência um pouco mais à frente: “Mas se, em lugar de mostrarem amor entre si, vocês estão sempre se mordendo e se devorando, cuidado para não se destruírem mutuamente” (Gálatas 5:15).


Temos a liberdade de tratar os outros, incluindo o nosso cônjuge, da maneira que desejarmos. Infelizmente, às vezes abusamos dessa liberdade. A imagem de duas pessoas que “se mordem e se devoram” em termos verbais é excessivamente familiar a cônjuges que se envolveram em brigas e gritarias. Quantos casamentos foram destruídos por duras palavras de condenação? Quando derrubamos um ao outro, cooperamos para a destruição do nosso casamento.

Quase sempre quando falo com esposas sobre os deveres da mulher percebo que muitas delas sempre dão mais atenção ao que vão cobrar do marido do que àquilo que elas deveriam fazer… E o que vemos nessas esposas é algo muito parecido com a parábola que Jesus contou sobre o credor incompassivo: na hora de cobrar a dívida de outros nunca usam da mesma compreensão e misericórdia que querem que outros tenham com eles.

Nosso foco principal na relação conjugal jamais deveria ser os nossos direitos (que de fato possuímos – e pelos quais tanto reclamamos), mas sim os nossos deveres! Precisamos viver em função de nossos cônjuges, não em função de nós mesmos. O problema de muitos é que eles entram no matrimônio atrás de um nível de realização que desejam mais para si mesmos do que para o seu companheiro de aliança.

Em vez de tentar destruir um ao outro, precisamos explorar a estratégia de servir um ao outro em amor. Servir ao nosso cônjuge cria um clima emocional positivo no qual os dois podem conversar livremente sobre suas lutas e encontrar soluções para seus problemas. Sirvam um ao outro hoje e observem as mudanças no clima do seu casamento.


É como diz um antigo ditado (muito bem explorado por Craig Hill no seu livro com o mesmo título): os que se casam com a mentalidade parasita são “duas pulgas e nenhum cachorro”. A maioria, ao casar, age como uma pulga que encontrou um cachorro, com o desejo de sugar do outro tudo que o satisfaça. Porém, normalmente o outro cônjuge também é uma pulga esperando a vida toda por seu cachorro e, não demora muito tempo para que descubram a relação na qual se meteram: duas pulgas e nenhum cachorro! Se queremos um casamento abençoado devemos abandonar esta atitude parasita e procurar entender a visão bíblica de servir ao cônjuge. Mais do que compreender os direitos, precisamos entender os deveres da aliança!

Se cada um dos cônjuges procurar a felicidade do outro, então os dois serão realizados. Porém, se cada um buscar apenas a sua própria felicidade e realização, o seu casamento desmoronará e só restará decepção, frustração e tristeza. É por isso que sempre falo: ao decidir casar, cada um deve estar ciente da necessidade de morrer para si mesmo e procurar agradar ao seu cônjuge. É uma instrução bíblica muito clara:

“Não pensem só em si mesmos. Procurem pensar no outro e no que é melhor para ele” 
(1 Coríntios 10.24)

Precisamos aprender a servir nosso cônjuge! É para o nosso próprio bem. Gary Chapman, aqueeeele da Bíblia Devocional do Casal As Linguagens do Amor, afirmou (via twitter): “Se me pedissem para dar uma chave que abre um casamento feliz, esta seria: a atitude de serviço mútuo. Praticar o serviço”.

Vamos trabalhar nisso? ; )

- Para adquirir o livro Duas Pulgas e Nenhum Cachorro, com desconto de 20% nas Livrarias Família Cristã, é só usar o cupom COISADECASADA clicando aqui.

- E para adquirir a Bíblia Devocional do Casal As Linguagens do Amor (é uma Bíblia normal, com alguns estudos para casais, tá gente?!), mais o kit exclusivo Coisa de Casada, é só clicar aqui.


Marido tá doentinho... =(


6 comentários :

  1. Muito bom o texto! Mas a cena em movimento incomoda a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Inspirador o seu texto Karol :)

    Glória a Deus por levantar pessoas como você para nos lembrar que o serviço faz parte da caminhada cristã!


    ResponderExcluir
  3. Nunca havia pensado por esse lado. Por muitas vezes julgo meu marido por sua falta de deveres como esposo. Sem antes me policiar nos meus deveres como esposa. Adorei o texto Karol!

    ResponderExcluir
  4. Por muitas vezes julgo meu marido pelo descaso dele em relação aos seus deveres como esposo. Sem pensar que eu tenho meus deveres também. É mais fácil julgar o outro do que servir. Amei esse texto Karol!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar