domingo, 7 de julho de 2013

TROPEÇANDO NO TAPETE

Ontem foi uma noite muito linda. Fomos a um casamento emocionante, dos meus amigos Nathan e Fabíola - Sr. & Sra. Castro - e pra variar, a nossa pastorinha linda arrebentou na mensagem. Ela falou sobre a importância de construirmos a nossa casa sobre a Rocha (Deus) e não sobre a areia, e assim, essa casa será forte pra aguentar os ventos, as chuvas e as correntezas da vida. 

Mas o que ela me fez refletir mais um pouco, foi ao falar sobre casais que perdoam um ao outro de forma covarde: "Eu te perdoo, mas não quero mais tocar nesse assunto! Vamos varrer essa sujeira pra debaixo do tapete, e assim o problema fica lá escondidinho." 

Quantos de nós fazemos isso? Muitas vezes é mais fácil fazer isso do que ter uma boa conversa cheia de verdades, que até podem nos machucar um pouco, mas que depois deixará os "pratos limpos" e o coração aliviado. Perdoar da boca pra fora, apenas pra maquiar a relação, é como ter um câncer entre o casal, que fica ali sendo alimentado por cada lembrança angustiada até chegar em um ponto em que não é mais possível a cura.

Como adultos e companheiros, devemos ter a capacidade de lidar com os fatos. Por mais difícil que seja o problema, ele deve ser discutido. Em meu casamento, já tivemos dias onde eu e o marido fomos dormir de madrugada tentando resolver algum mal entendido, mas não empurramos com a barriga um desentendimento pro outro dia. Dormir "de bem" todos os dias das nossas vidas é o nosso propósito desde o início do casamento.

"Deixem de mentir uns aos outros; 
Falem a verdade, pois somos membros do mesmo corpo. 
Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha antes de resolverem as suas diferenças. Não deem oportunidade para o diabo." 
(Efésios 4:25-27)

Muitos casais estão há tanto tempo varrendo a sujeira pra debaixo do tapete que não conseguem mais ter uma discussão saudável sobre o casamento. Aparentemente eles estão super felizes, vivem uma felicidade de fachada. Isso é péssimo pois um dia o tapete pode ficar tão alto que, se um dos dois "tropeçar" nele, a queda pode ser fatal!


Vamos limpar a "casa" direitinho, tirar a sujeira debaixo do tapete, conversar e resolver tudo, pra andarmos por aí sem bater nem o dedinho do pé! Um casamento com um bom diálogo, é um verdadeiro casamento à prova de divórcio!

Será que tem alguma sujeirinha debaixo do seu tapete?


Marido nunca dormiu brigado comigo! ♥ 


12 comentários :

  1. No meu caso, eu que chamo o meu marido pra conversar, resolver (ou pelo menos tentar) a situação, mas não gosta. As vezes com muita insistência minha, ele cede, mas não é dele essa coisa de conversar. A minha opinião, é que um bom diálogo pode até salvar um casamento ou qualquer relação. Mas e quando o cônjuge não entende isso? Será que é melhor respeitar pro bem do casamento? Complicado viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofria com isso viu...meu esposo não conversa, não fala e emburra por qualquer coisa. Aprendia ignorar o comportamento dele e edificar minha casa, ou seja, construir um matrimônio no meu casamento. Pedi a Deus o ministério de marido para meu esposo, independente do comportamento dele, comecei a ver esposo como o esposo que é Jesus, aquele que deu a vida pela noiva, passei a amá-lo independente do que ele diga ou faça...missão imposível????? pra nós sim, mas com a ajuda do Espírito Santo, Aquele que nos convence, fica tudo tranquilo. Sempre confesso que Jesus Cristo é o meu Senhor, por isso meu marido me ama como Cristo amou a igreja Rm 10: 9-10; 1Co 11:3. E meu esposo está entendendo que que me ama assim mesmo e a coisa ta ficando boa la em casa...rs

      Excluir
    2. Pois é, quando os dois entendem o quanto é importante conversar sobre algo que está incomodando, é muito bom.
      Mas no meu caso, meu marido também NÃO gosta de conversar e, quando consigo começar uma conversa, ao chegar no ponto crítico ele simplesmente se levanta e sai.
      Aí, confesso, perco a paciência e o deixo pra lá enquanto remou minha raiva.Não sou de adular homem crescido. Se faço tudo pelo nosso casamento, penso que ele deveria fazer um esforço também. Afinal, o casamento é feito de duas pessoas.
      Então, que bom àqueles que conseguem conversar e ficar tudo bem "antes do sol se por sobre a sua ira". Mas isso só funciona se OS DOIS souberem conversar. Apenas UM não.

      Excluir
    3. Pois é, quando os dois entendem a importância de um diálogo verdadeiro, onde os erros são dissecados e falados, de forma a alcançar o perdão e compreensão, beleza.
      Mas para isso ocorrer, é necessário OS DOIS e não apenas UM.
      Aqui em casa, marido não gosta de conversar. Quando consigo começar uma conversa, mas chego no ponto crítico, ele levanta e sai. Aí, confesso, como não sou de adular homem crescido, deixo-o pra lá e vou remoer minha raiva e, sim, durmo com raiva.
      A verdade é que isto só funciona se os dois perceberem a importância da conversa franca e estarem dispostos a se entenderem e se perdoarem. Mas apenas UM, não!!

      Excluir
  2. AOiii...sou nova no site...mas tenho amado tudo o que vc posta...tenho aprendido muito,e tudo que leio aqui me faz pensar em como aplicar aquilo no meeu casamento...Infelizmente peco em alguns pontos...moro com a sogra...temos alguns conflitos...atualmente ate que estamos bem...tenhu orado por ela...mas de vez em quando a gente se estranha...e por conta disso eu e o maridao....nos desentendemos....algumas veses dormimos brigados....è horrivel....vou mudar...obrigado pelos posts...sao oootimos....bju

    ResponderExcluir
  3. Essa veio direto pra mim, Karol! Seus posts me ajudam muito! Que Deus continue te abençoando! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muita sujeira sim, brigamos e sempre dormimos brigados, meu esposo é extremamente infantil...resolvi mudar e edificar sem olhar para o comportamento dele, se não impossível. Edifico meu casamento para Deus, construo todos dias um matrimônio de qualidade, claro que há dias que bamboleio e penso que vou cair, nessa hora louvo a Deus e mesmo na fraqueza e decepção olho pra Deus e só digo uma palavra: me ajude! O suficiente. Matrimônio feliz, casa edificada, marido com qualidade dá trabalho, exige de nós, esposas, trabalho constante para Deus. Mas também havemos de descansar no Espírito Santo que é nosso ajudador...tudo vai melhorar, eu sei. Aprendi a semear em terra boa e próspera, oração, respeito, amor, confissão a Deus, perdão é a base de uma história feliz.

    ResponderExcluir
  5. Muita sujeira sim, brigamos e sempre dormimos brigados, meu esposo é extremamente infantil...resolvi mudar e edificar sem olhar para o comportamento dele, se não impossível. Edifico meu casamento para Deus, construo todos dias um matrimônio de qualidade, claro que há dias que bamboleio e penso que vou cair, nessa hora louvo a Deus e mesmo na fraqueza e decepção olho pra Deus e só digo uma palavra: me ajude! O suficiente. Matrimônio feliz, casa edificada, marido com qualidade dá trabalho, exige de nós, esposas, trabalho constante para Deus. Mas também havemos de descansar no Espírito Santo que é nosso ajudador...tudo vai melhorar, eu sei. Aprendi a semear em terra boa e próspera, oração, respeito, amor, confissão a Deus, perdão é a base de uma história feliz.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, gostei muito! É preciso aprender a edificar nosso lar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou nova por aqui, mas gostei tanto do seu blog que garanto virar leitora assídua!
    Gostei muito do seu post e me identifiquei com muita coisa que você citou, uma delas é o fato de não dormirmos brigados, meu esposo e eu temos isso também. Essa noite mesmo ficamos chateados um com o outro e não conseguimos dormir sem antes fazer as pazes!
    Fique na paz querida e... muito sucesso na sua vida e no seu matrimônio!
    Ah! Também tenho um blog onde falo das minhas experiências de recém-casada, visita lá: http://simplesmenteamai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. também sou nova por aqui... mas muuuiito difícil conversar... aqui em casa é monólogo...e acabo cansando...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar