terça-feira, 16 de julho de 2013

COLHEITA FELIZ

Sério, ontem eu fiquei abatida com os comentários de algumas mulheres sobre demonstrações de carinho para o marido. Muitas mulheres falaram que cuidar e dar amor pro marido é coisa machista (!!!), é ser idiota diante da sociedade e que fazer isso é ser uma chata. Algumas foram mais sensatas e me disseram que é complicado ser firme nesse propósito quando o marido não valoriza e nunca reconhece seus esforços, o que eu até entendo, apesar de acreditar que se o bem for feito, mesmo que o beneficiado não reconheça, Deus reconhecerá e honrará. 

Eu fico pensando como deve ser o casamento dessas pessoas do primeiro grupo, se é que são casadas. O ser humano é um bicho meio complicado, egoísta por natureza. Vamos olhar do ponto de vista de Deus, do nosso relacionamento com Ele. Acho que todo mundo quer ter paz, ser abençoado, ter uma saúde boa, uma vida financeira tranquila e ser amado por alguém. Queremos comer as melhores comidas, usar as melhores roupas, andar nos melhores carros e morar nas melhores casas. Também queremos dar o melhor estudo para os nossos filhos e sermos pessoas bem sucedidas. E então corremos atrás disso tudo de um jeito ou de outro. Pedimos que Deus nos ajude, que Deus nos dê a nossa bênção, nos dê o melhor emprego, o melhor marido. Queremos, queremos, queremos! Mas o que estamos fazendo pra merecer tudo isso? O que estamos fazendo pra Deus, nesse caso? Estamos ouvindo o que Ele diz? Estamos obedecendo o que Ele manda? Estamos nos colocando no lugar de filhos? Muitas vezes não, mas mesmo assim queremos receber tudo do bom o e do melhor sem oferecer absolutamente nada! 

Agora do ponto de vista do casamento, tenho visto esposas tão egoístas, que reclamam o tempo todo que o marido não reconhece seus esforços. Mas posso falar a verdade de muitos desses casos? Algumas dessas esposas se acostumaram a falar isso. Faz muito tempo que elas nunca mais tentaram fazer nada de bom para seus maridos pois enfiaram na cabeça que o homem não reconhece. Até entendendo que ela possa ter se frustrado em algum momento do casamento, mas e aí? Não vai fazer mais nada pra reverter esse quadro? As vezes não queremos enxergar os nossos defeitos. Não queremos acreditar que podemos ter uma parcela de culpa em tudo que estamos vivendo dentro do nosso relacionamento. Não somos perfeitas, também erramos, mas precisamos ver onde estamos tropeçando para que isso seja consertado a tempo. Ninguém trata mal uma pessoa que só lhe faz bem. Ainda mais quando essa pessoa não desiste. 

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênção, se não desanimarmos nem desistirmos" 
(Gálatas 6:9 - Nova Bíblia Viva) 


A Bíblia nos ensina essa grande verdade. O que se planta, se colhe. Porém a colheita vai depender que a semente se desenvolva, que ela fique pronta pra ser colhida. Se colhermos antes do tempo, não vai servir pra nada. Existe o tempo certo para a colheita. Essa palavra nos traz uma esperança. Ela nos encoraja a não parar de semear, e a cuidar do que semeamos, para que essa semente cresça, se desenvolva e frutifique. Talvez você pense que a semente não vingou ou que está demorando muito, mas Deus diz: "...a seu tempo colheremos". Na hora certa, na estação certa, com os cuidados certos. A única maneira de não alcançarmos essa vitória é se desistirmos. 

Não desista, não acredite no que a sociedade está pregando por aí. Ore, persista, lute, cuide, pois uma grande colheita te espera! Vai valer a pena!  

Marido dá pêra, uva, maçã e salada mista! =)


19 comentários :

  1. Isso aí, está certíssima!
    Sempre é tempo de fazermos mais e melhor para quem amamos, quem dirá para quem escolhemos viver até que a morte separe.
    O marido mudou muito depois que casamos (para melhor e melhor!) minha arma foi essa, fazer sempre o bem, muito carinho, muito amor e cuidado ... é nítido, as pessoas dizem: "nossa como ele está diferente! Casamento fez bem heim?!!" rs
    Eu fico toda toda.. =) me sinto!! rsrs

    Karol, mais uma vez parabéns. Deus continue abençoando seu lar!

    ResponderExcluir
  2. Amo cada post publicado, e esse foi maravilhoso. Meu marido é muito carinhoso comigo e eu da mesma forma, procuro sempre fazer uma surpresa pra ele, seja um jantar com a comida que ele mais gosta, bilhetes espalhados pela casa dizendo o quanto o amo, compro algo que ele gosta como chocolate, salgadinho preferido, mando sms, toda vez que falo com ele digo que o amo, procuro dar a ele sempre muito carinho, sonho junto, faço planos, apoio no trabalho procuro dar a ele sempre apoio em tudo.

    ResponderExcluir
  3. OI Karol!

    Tenho lido o Coisas de casada a um tempo e gosto bastante da forma que você fala do casamento. Mostra o quanto uma relação construída com os alicerces certos, pode ser leve, feliz e trazer crescimento e renovo todos os dias.

    Eu Graças ao bom Deus,também tenho um casamento assim.

    Sobre este texto de hoje, que faz referência sobre o de ontem, infelizmente as coisas não são tão simples assim.

    Você colocar que "Ninguém trata mal uma pessoa que só lhe faz bem. Ainda mais quando essa pessoa não desiste." mostra que pelo menos você não conhece nenhuma pessoa que luta sozinho por um casamento.

    Eu, infelizmente, conheço vários casos, de casamentos que persistem a custa de um dos cônjuges (95% das vezes a mulher) que aceita com resignação coisas como: traição, alcoolismo, violência e definitivamente, estas pessoas não são felizes. Mas entendem que o casamento deve ser mantido.

    E da mesma forma que, quando um não quer, dois não brigam, quando um não quer amar, cuidar e compartilhar de uma vida feliz, não há amor (somente o de Jesus) que permaneça sem reforço.

    Outra coisa, sobre o ponto do machismo.. De maneira nenhuma que cuidar, amar e honrar o marido são coisas ruins. É de agrados, surpresas e respeito, de ambos os lados, que se faz um bom casamento.

    Mas tem alguns itens, que soam estranho tipo:

    "21 - Esteja linda quando ele chegar em casa.
    22 - Mantenha-se sempre cheirosa e limpinha."

    Fica parecendo que a mulher tem obrigação de mulher estar linda, porque o homem não pode ver ela sem estar arrumada. Como se fosse errado a mulher estar natural (pele limpa, moleton, cabelo preso, chinelo, estas coisas, ter espinha). Como se a mulher fosse uma 'coisa' que deve ser bonita, senão não serve.

    Tem outras coisas também que fica parecendo que somos propriedade do marido, tipo:

    " Sente-se sempre ao lado dele nas reuniões sociais."

    Não tem ressalva nenhuma e tem um SEMPRE. Significa que, se ele estiver vendo futebol com os amigos em um ambiente e as mulheres em outro >Fique ao lado Dele. Se o assunto da roda dele estiver ruim para você >Fique ao lado dele.
    Se tem mulheres conversando e ou amigos em outro lugar, não importa >Fique ao lado dele.

    Acredito que na sua relação, tem bom senso, cuidado e carinho, e não obrigação de ficar plantada ao lado do marido a qualquer custo. Mas quando se escreve um texto e coloca referência pra outras pessoas, infelizmente a interpretação acontece ao pé da letra e por isso fica este estranhamento do lado de cá.

    Enfim, é só um ponderamento em relação às observações!

    Um abraço,

    Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia!
      Na maioria dos casos que você citou aqui, 100% das mulheres só reclamam, eu ouvi uma vez a história de um pastor que é a seguinte:

      "A mulher foi reclamar com o pastor que ia se separa porque o marido chegava em casa tarde e bêbado e o pastor perguntou para ela o que ela fazia quando ele chegava e ela falou que brigava e reclamava com ele. Então o pastor falou que ela não iria mais fazer isso e ia comprar 2 cervejas, por a mesa e ao invés de reclamar ela ia falar que fez uma surpresa e sentar com ele, beber com ele e conversar sobre o dia e ela passou a fazer isso. O marido não chegava mais bêbado em casa, bebia com ela e eles pararam de brigar"

      Muitas mulheres só reclamam, reclamam, e não fazem nada para mudar.

      Outro ponto que você colocou foi o de estar linda. Eu ainda não sou casada, mas teve um momento do meu relacionamento que eu parei de me arrumar, meu noivo chegava para me ver e eu toda largada (largada mesmo), só me arrumava para ocasiões especiais. Um dia foi a formatura do meu irmão no quartel e eu me arrumei e fui, quando meu noivo viu a foto falou pra mim "você agora só se arruma para sargentos", aquilo foi como um tapa na cara e eu não fico mais desarrumada na frente dele (não significa que estar de pijama é desarrumada!!!!).

      Outro ponto é a questão de "estar sempre ao lado dele", nem é recomendado você deixar seu marido sozinho... É claro que os dois precisam de suas vidas sociais. E acho que a Karol não quis dizer isso né?

      Desculpa a sinceridade, mas tive que responder!!!

      Excluir
    2. Juliane,

      Não tem que se desculpar, você não me ofendeu, está tudo certo. =) O bom é justamente a troca de opiniões.

      Eu não quis dizer que não tem mulheres que reclamam e que por isso afastam seus maridos. Da mesma forma que tem muito homem que é um pé no saco, que são abandonados por suas esposas. Tudo acontece dos dois lados. O casamento é construído com a dedicação e o cuidado de ambos.

      "100% das mulheres só reclama", como você colocou eu acho exagerado.

      Já reparou que nestes exemplos é só a mulher que muda pro marido ficar bem? O único exemplo diferente que eu já vi é o filme PROVA DE FOGO, que é lindíssimo por sinal, onde o marido muda um hábito péssimo que tinha, pra não perder a esposa.

      Claro que nós devemos dar o melhor pro nosso cônjuge. Assim como uma mulher descuidada é ruim, um homem, sem cuidar da barba, dos pêlos, do corpo é desagradável. Ambos devem estar cheirosos, limpinhos e bonitos um pro outro.

      O que questiono é a objetificação que muitas mulheres sofrem, como se devessem ser apenas bibêlos bonitos e calados.E por isso vemos tantas mulheres de meia idade, sendo abandonadas pelos maridos, que logo estão com mulheres mais novinhas. Hoje, a aparência da mulher é muito valorizada. E isso só traz sofrimento, principalmente a longo prazo.

      "Outro ponto é a questão de "estar sempre ao lado dele", nem é recomendado você deixar seu marido sozinho..." > Não é recomendado porque?

      No casamento, principalmente, a confiança de que ambos são fiéis e confiáveis deve ser independente de distância, presença ou qualquer coisa.

      E tem exemplos simples, não falo de balada, nem nada disso.. Mas meu esposo gosta de filmes de ação e de zumbis. Ele tem amigos que gosta também. Ele vai com os amigos dele e eu fico em casa. É o tipo de situação que não tem porque, gastar tempo, dinheiro só pra não deixar o outro sozinho. O dano de eu ver algo que me assusta e me incomoda, ou de ele não ver só porque eu não gosto é infinitamente maior, do que ele simplesmente sair sem mim.. É isso que quero dizer. =)

      Também acho que a Karol não quis dizer que as pessoas não devam sair sozinhas. E por isso, fiz a consideração de que a maneira que foi escrita, gera este tipo de situação.

      Abraços!

      Excluir
  4. Sábias palavras Karol. Devemos sempre procurar praticar o bem e não só ficar pedindo as coisas a Deus.
    Precisamos SEMPRE fazer nossa parte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Karol, sempre acompanho seu blog, e este de hoje é realmente muito interessante!Sempre vai ser mais fácil se colocar no papel de coitadinho(a) , dizer que faz tudo pelo outro, mas que não tem o retorno!
    Mas sempre vai haver frustração enquanto se faz uma coisa querendo retorno/reconhecimento. E está errado! Temos que ajudar , amar , cuidar, porque o nosso Mestre nos ensinou a fazê-lo. Quando se ama sem esperar retorno, sem cobrar, não há motivos para tristezas e reclamações!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Karolzita..."em tudo"

    Tbm acho que muitos casamentos "não dão certo" porque não está na direção de Deus.As pessoas tomam iniciativa sem esperar o tempo de Deus e acabam se arrependendo no futuro ai fica reclamando do marido mais esquecem que foi uma escolha dela mesma.
    Eu particularmente sempre peço uma orientação de Deus para tudo em minha vida.Antes de namorar com meu marido, antes de casar e o Senhor tem nos abençoado por nossa iniciativa de consulta-lo em primeiro lugar.Nosso casamento tem dado certo porque está firme na rocha que é Cristo.
    Um grande beijo Karol!

    ResponderExcluir
  7. Realmente acredito que os nossos maridos sao um reflexo nosso. Sou casada a 5 anos e posso testificar isso diariamente. Meu Maridao tambem da uma bela salada de frutas.=)

    ResponderExcluir
  8. Karol adorei seu texto, mas concordo com a Natália. Pois algumas pessoas podem interpretar como se as mulheres fossem objetos dos homens. Entendo que não foi essa sua colocação. Gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Karol adorei seu texto, mas concordo com a Natália. Pois algumas pessoas podem interpretar como se as mulheres fossem objetos dos homens. Entendo que não foi essa sua colocação. Gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Karol adorei seu texto, mas concordo com a Natália. Pois algumas pessoas podem interpretar como se as mulheres fossem objetos dos homens. Entendo que não foi essa sua colocação. Gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post, como todos os outros de sempre né?
    Acho que uma bela dica para fechar com chave de ouro esse texto é o filme PROVA DE FOGO.

    "A salvação do casamento do capitão do corpo de bombeiros vem quando seu pai lhe dá de presente um diário que se trata de um desafio de 40 dias no qual cada dia Caleb tem de fazer diversas coisas para a sua esposa e aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. O Livro traz ensinamentos sobre o casamento e atividades a serem desenvolvidas como surpreender seu parceiro, elogiar, escutar mais seu parceiro e muitas outras situações".

    São pequenos detalhes que passam desapercebidos na correria do dia a dia mas que fazem toda a diferença. Pra quem não viu o filme ainda, é super recomendado. Além de que é preciso um lençol do lado para enxugar as lágrimas...rsrsr

    É lindo lindo (:

    Aqui tem o trailler -> http://www.youtube.com/watch?v=8BFtposT0xo

    Beijãooooo

    ResponderExcluir
  12. Carol desculpe a "sinceridade" .. mas smpre tem gnt recalcada no mundo!
    Q se frustrou de alguma forma, q não sabe amar, q não é amado (a) como queria ser,
    daí essa gnt tÊm azedume p dar, vender, emprestar.
    Tm gnt q nao suporta ver os outros bem, sendo amados,amando..
    E na net é assim msm.
    Nem fique triste com isso querida. Gnt assim smp vai existir infelizmente!
    E provavelmente mtos destes ficarão com inveja de gnt q tem relacionamentos bem sucedido.
    Eu nem ligo mais pra turba de mal amados q têm por aí!
    Bjs!
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Karol a cada dia que leio os seus textos me surpreendo cada vez mais, e sinceramente vejo em vc uma sabedoria que um dia eu desejo alcançar. Peço que se possivel faça um post onde fala sobre o dominio próprio, tenho enfrentado dificuldades nessa área uma vez que quando discuto com o meu noivo não consigo ser ofendida e ficar calada, pelo contrário respondo de forma a machucar pra valer, gostaria de ficar calada uma vez que no momento de raiva só sai o que não presta, e posteriormente com os ânimos calmos conversar sobre o assunto.Ficarei mto grata,Deus lhe abençoe.Bjs

    ResponderExcluir
  14. amei mais uma vez o texto, muito bom poder ler e refletir, sempre leio os seus textos junto com o marido, pq não são só coisas de casada, mas tb coisas para casais...rsrsrs, amo!!!

    ResponderExcluir
  15. O período de namoro serve para o conhecimento mútuo. Durante esse tempo algumas pessoas tendem a fechar os olhos para coisas que não gostam no outro. Depois que casam e que "veem" os defeitos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar