sábado, 8 de junho de 2013

POST SURPRESA DO MARIDO - ANIVERSÁRIO DA KAROL

Olá leitoras do CDC! Hoje quem está postando é o Cayo, mais conhecido por aqui como Marido. =)

Oi minha princesa amada! 

Cada ano que passa eu tento me superar no sentido de te surpreender. É algo que eu mesmo me cobro. Como nos últimos anos eu já fiz festa surpresa, carro de som em um local público em plena hora do almoço e até caça ao tesouro pela casa com muitas pistas e todos os presentes que você desejava, pensei que ficaria difícil te surpreender esse ano. Então... suuurpresaaa!!! =)

Você sabe que eu sou um pouco tímido para fazer declarações públicas de amor. Mas não poderia deixar passar essa data em branco, sem mencionar publicamente que você é o maior presente que Deus poderia ter me dado e que a única maneira desse amor aumentar é quando gerarmos uma “amorinha”, chamada Melissa. 

Nós ficamos grudados o dia todo e eu falo mais ou menos 1 milhão de vezes que te amo por dia. Amo ficar abraçadinho vendo filme com você e curto cada momento ao seu lado, como se um instante fosse mais especial do que o outro. Realmente palavras não são capazes de expressar a profundidade do meu amor e a amplitude da gratidão que sinto a Deus por ter nos unido.

Aos 16 anos eu fiz um voto com Deus para que Ele me mostrasse a pessoa certa com quem eu deveria me casar. Queria que ele me revelasse a mulher que foi feita especialmente pra mim. Eu disse à Deus que a honraria, respeitaria e cuidaria com muito amor. Apenas 1 ano se passou e eu te vi pelo Orkut. “Além de linda, serva do Senhor!”, eu disse. Como resposta apenas um “Obrigada”. 

Começamos uma amizade virtual e certo dia senti o Espírito Santo me incomodando com uma ideia aparentemente maluca, mas que não vinha da mente e sim do coração: “Ela é a sua PROMESSA! Vocês irão se casar e serão muito felizes. Nada pode impedir o agir de Deus. Ele é fiel pra cumprir o que prometeu” - ouvia Deus me falando sem parar. E isso me incomodou tanto que eu precisei te falar naquela noite, aos 17 anos, por telefone e a aproximadamente 1000 km de distancia de você. Hoje eu vejo ao meu lado a minha esposa, minha mulher, minha amada, minha promessa cumprida! Eu jamais poderia imaginar que Deus iria caprichar tanto...

Fica agarradinha comigo até ficarmos bem velhinhos? =)

* * *
Amor, aproveitando a oportunidade, posso roubar suas leitoras por um instante? Algumas pessoas estão sugerindo que eu crie um blog versão masculina do CDC, então vou aproveitar a intromissão dessa declaração de amor para postar um texto de minha autoria falando sobre amor, casamento e Deus. Lá vai:



Deus colocou em meu coração que eu casaria com a Karol. Mesmo anos antes de nos conhecermos pessoalmente eu já sabia que ela seria minha esposa! Quem conhece nossa história, sabe que a fé e o sobrenatural de Deus foram determinantes nessa união que tinha mais coisas contra do que a favor.

Sinto-me na responsabilidade de expor minhas convicções mais profundas a respeito do casamento e do amor. Não pretendo dizer algo realmente novo, afinal, diversas pessoas já falaram sobre o amor, a maioria muito mais qualificada do que eu, tentando definir este sentimento que parece não encontrar nenhuma definição.

Muitas pessoas me perguntam como eu posso conviver 24h por dia com minha esposa há quase 5 anos e ter um relacionamento tão bom. A verdade é que quando eu me casei, fiz uma ALIANÇA com minha esposa. Não sei se você sabe o verdadeiro significado e seriedade de uma aliança, mas eu vou explicar: A aliança é um compromisso unilateral, incondicional, irrevogável e indissolúvel feito diante de Deus, válido até a morte. Isso significa que se uma pessoa deu a sua palavra em aliança, o cumprimento dela não depende do outro cumprir o que prometeu. Assim, podemos perceber que uma aliança é diferente de um contrato. Um contrato é bilateral, condicional, revogável e dissolúvel. Diante disso, creio que um dos nossos grandes segredos seja o fato de que ambos pensamos de forma muito parecida no que se refere ao casamento, portanto, ambos fizemos uma aliança e não somente um acordo ou contrato.

Se eu fosse escrever um livro com "receitas para um casamento perfeito" ou "dicas de relacionamento conjugal", provavelmente deveria esperar mais uns 30 ou 40 anos para dar credibilidade às minhas palavras e mostrar que eu realmente aplico o que falo. Contudo, eu e minha esposa somos grandes observadores de casamentos. Gostamos de aprender com os erros e acertos dos outros casais, para que possamos melhorar diariamente a nossa relação e buscarmos verdadeiramente ser "uma só carne". Então, por minha pequena experimentação e constante observação, vou imaginar que estou escrevendo uma "receita" com os segredos que tenho aprendido sobre casamentos duradouros.

Casais que convivem há anos falam de paciência, renúncia, compreensão.  Em verdade, cada um tem sua fórmula especial.  Uns afirmam que um bom casamento ainda não existe, deve ser inventado. Discordo dessa afirmação.  No casamento, as pequenas coisas são as grandes coisas.  É jamais ser muito velho para darem-se as mãos.  É lembrar de dizer "te amo", pelo menos uma vez ao dia.  É nunca ir dormir zangado. É proferir elogios e ter capacidade para perdoar e esquecer.  É não só casar-se com a pessoa certa, mas ser o companheiro perfeito. E para ser o companheiro perfeito é preciso ter bom humor, otimismo, ser natural e saber agir com tato. É preciso  escutar com atenção, sem interromper a cada instante e mostrar admiração, interessando-se pelos problemas e atividades do outro. Perguntar o que o atormenta, o que o deixa feliz, por que está aborrecido. É distribuir carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia. É ter sabedoria para repetir os momentos do namoro. Aqueles momentos mágicos em que a orquestra do mundo parecia tocar somente para os dois. É ter cuidado no linguajar, é ser firme e leal.  É ter atenção além do trivial e conseguir descobrir quando um tiver se preparado especialmente para o outro:  Um novo corte de cabelo, uma roupa nova, detalhes pequenos, mas importantes. É cultivar o desejo constante de superação e responder dignamente e de forma justa por todos os atos.  É ser grato por tudo o que um significa na vida do outro.

O amor real, por manter as suas raízes no equilíbrio,  vai se firmando dia a dia, através da convivência estreita. O amor, nascido de uma vivência progressiva e madura,  não tende a acabar, mas amplia-se, uma vez que os envolvidos passam a conhecer vícios e virtudes, manias e costumes um do outro. O equilíbrio do amor promove a prática da justiça e da bondade,  da cooperação e do senso de dever, da afetividade e advertência amadurecida. Casamento quer dizer união, enlace. Pressupõe intimidade, companheirismo, reciprocidade, sintonia, conjugação de objetivos e desejos. Duas pessoas tão diferentes que se unem em uma vida comum têm muitos obstáculos para manter uma união de forma saudável. Valores são incorporados e outros se vão... outros são meramente suportados. Em tudo isto há um ponto em comum: seja qual for seu interesse, você sempre estará em busca da felicidade e, sinto muito em dizer, você jamais a encontrará por completo apenas com um "cônjuge perfeito".

A verdadeira felicidade se dá quando uma terceira pessoa entra no casamento - Jesus Cristo. O maior segredo que eu e a minha esposa cultivamos se encontra no Salmo 127: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" e no livro de Mateus: "Se vocês buscarem primeiro a Deus [...] todas as demais coisas serão acrescentadas". O interessante é que muitas pessoas ouvem falar de Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo ou mesmo sobre Fé, contudo, questionam se de fato essas "Pessoas" existem ou se a FÉ funciona. Se você pensa assim, vou te dar um conselho que um dia funcionou pra mim: Quanto mais buscarmos a Deus, mais Ele vai dando provas do Seu Poder! Ele mesmo disse em Sua palavra: "Vocês me procurarão e me encontrarão quando me buscarem com todo o vosso coração". Sou prova viva disso!  Não adianta conjecturar ou tentar entender de longe. Ou você abre um espaço em seu coração, sem preconceitos, e mergulha de cabeça, ou você será pra sempre um espectador de coisas que jamais poderá entender, sentir, ver ou verdadeiramente EXPERIMENTAR. Mas porque me enveredei falando de Deus se comecei falando de amor e de casamento?

Antes que você pare de ler, achando que esse texto está se tornando muito "religioso" ou chato, preste bem atenção: É impossível dissociar o significado das palavras "Amor" e "Deus". O amor é a essência de Deus e a base de todos os relacionamentos saudáveis, profundos e verdadeiros. Quando eu falo de amor, não estou me referindo meramente a um sentimento de bem-estar e bem-querer ao outro em relação ao qual temos empatia e simpatia, e sim a algo profundo, enraizado em Deus e eterno como Ele. O amor dá sentido e beleza à nossa existência. Esse verdadeiro amor tem esfriado nos últimos tempos. É por isso que temos visto tantos crimes, tanta violência, tantos DIVÓRCIOS no mundo de hoje: porque as pessoas têm se tornado amantes de si mesmas, arrogantes, ingratas, orgulhosas. Se você deseja um casamento sólido, duradouro e feliz, cultive e demonstre o amor não apenas com palavras, mas com atitudes que atestem a veracidade do seu sentimento e compromisso, afinal, você sabe que alguém o ama não pelo que ele fala, mas pelo que faz. O amor não sobrevive de teorias. Não adianta falar para seu cônjuge que o ama se seus gestos não correspondem a esse amor. Palavras sem gestos, voam ao vento.

Eu não sei muito bem como eu tive certeza que queria casar com a Karol. Eu só sabia que sabia. Eu tinha certeza. Era mais forte que eu. Foi a primeira vez que tive a sensação de ter uma certeza madura de verdade. Não tinha espaço pra dúvida, foi algo plantado por Deus no nosso coração. Eu sabia - e sei - que daria a minha vida incondicionalmente por ela. Dar a vida não é só me jogar na frente de um ônibus pra salvar a vida dela, mas principalmente doar o meu tempo, a minha atenção, o meu carinho, a minha gratidão, o meu respeito, o meu amor, o meu corpo... a minha vida! E quando é perfeito e de Deus, você conseguirá sentir a certeza na outra pessoa também. São dois seres humanos olhando pro mesmo alvo!

Para alcançar um relacionamento mais profundo é indispensável entender que estar junto na riqueza e na pobreza não é uma opção (a opção você fez lá atrás quando decidiu se casar!). O mesmo vale para o "na saúde e na doença" e "na alegria e na tristeza". Apesar de existir toda essa certeza e "sintonia divina", amar continua sendo uma decisão! Quando me casei resolvi amar a pessoa com a qual casei, não a pessoa com a qual imaginei que casaria. Somente o amor consegue ver o que não quer e continuar resolvendo amar. O amor é provado no fogo do dia-a-dia. Caso contrário, não é amor; é ilusão da paixão.

Nunca aprendi na escola a lição de como viver, mas creio que apesar de ainda jovem eu tenha aprendido no meu caminhar que todos devemos aprender a morrer se quisermos saber viver.  E por mais irônico que seja, somente quem aprendeu a morrer, ou seja, orienta sua vida sob essa perspectiva do fim, pode começar a viver. Meu maior medo sempre foi o de morrer sem nunca ter vivido plenamente. Aprendi que só viveremos intensamente quando tomarmos consciência da brevidade e transitoriedade da nossa existência. Já notou que a vida é um sopro? Diante da eternidade, a vida é apenas uma gota no meio do oceano. Entendi que o que fazemos nessa vida determina nossa eternidade. E isso é a coisa mais importante na qual você deveria refletir.

Lembra que eu disse que doar o nosso tempo é doar parte da nossa vida? Temos o costume de reunir a família ou os amigos para nos divertir, ver televisão, passear. Por que não nos juntamos para orar, ir à igreja ou discutir valores espirituais e que têm consequências eternas? Quanto tempo passamos trabalhando, nos exercitando, nos divertindo, namorando, ouvindo música ou na internet? E quanto do nosso tempo dedicamos a Deus e a conhecê-Lo melhor?

Querido leitor, não me importa seu sobrenome, onde você nasceu ou quanto carrega no bolso. Não faz diferença se você é meu amigo ou um desconhecido. Você precisa de Deus tanto quanto eu, e você só conseguirá ter plena felicidade quando tiver um encontro pessoal com o Criador. Que possamos convidar Jesus Cristo a fazer parte da nossa biografia e que possamos vivenciar e identificar as inúmeras transformações que ocorrerão (inclusive no relacionamento conjugal), assim que Deus for inserido no nosso cotidiano.

QUE A NOSSA VIDA SEJA, SENHOR, UM TESTEMUNHO ALEGRE DE QUE ESTÁS VIVO E NO CENTRO DOS NOSSOS RELACIONAMENTOS!

Esposinha hoje passou o dia todo trabalhando com o marido em pleno aniversário! #orgulhodomarido #companheira

19 comentários :

  1. Aiinn que lindo! Que Deus continue abençoando a união de voces. abs

    ResponderExcluir
  2. Lindooooo demais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue abençoando essa linda união!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Cayo. Curti o perfil no Facebook por indicacao da minha esposa. Ontem mesmo comentei que seria legal um CDC para os maridos. Vai em frente! Farei questao de acessar. Concordo com tudo o que falastes, so tenho a acrescentar que todo esse zelo deve ser diario, pois quanto mais firmes mais somos provados. E, nem sempre as coisas fluem como gostariamos. E' claro que com Ele superamos as dificuldades e tudo se torna mais facil. Sucesso e ate breve.
    Luiz Matos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo casamento de vocês, pelas palavras e pelo amor tão notório que um tem pelo o outro. Que Deus sempre dê muita felicidade ao casal, cada texto serve de inspiração para muitos outros buscar esse relacionamento tão bom com seu cônjuge. Agradeço pela página sempre com dicas valiosas, sou uma grande admiradora do blog/facebook e de vocês dois.
    Grande abraço, Aline Sousa Vaz Martins.

    ResponderExcluir
  6. parabéns, que coisa linda ! felicidades e bençãos de Deus á vocês

    ResponderExcluir
  7. parabéns, que Deus abençoe o casamento de vocês

    ResponderExcluir
  8. Servos do Deus altíssimo...Continuem assim..vcs são bênçãos p nossas vidas =)

    ResponderExcluir
  9. Sábias palavras Cayo! E que surpresa fofa! Que Deus continue abençoando o lar e o casamento de vocês!

    ResponderExcluir
  10. Aí que surpresa mais fofa! Sábias palavras Cayo! Que Deus continue abençoando o lar e a vida de vocês!

    ResponderExcluir
  11. Sábias palavras Cayo! E que surpresa fofa! Que Deus continue abençoando o lar e o casamento de vocês!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, caro Cayo. Continue a escrever, você o faz muito bem. Além de podermos ver através de olhos masculino e de servo de Deus. Que Deus continue a vos abençoar.
    Vocês são um belo exemplo de casamento guiado por Deus. Fiquei feliz em conhecer um casal que vive a experiência de um Amor Verdadeiro, baseado no amor racional, aquele da 'decisão', que é algo que acredito, embora não esteja vivendo isto em meu casamento. Mas falou ao meu coração o significado de "ALIANÇA". Abriu o meu entendimento e espero conseguir aplicar isto, pois creio que você falou como homem ungido por Deus.
    Continue escrevendo, faça seu blog e eu terei o maior prazer em indicá-lo para o meu marido ler, rsrsrsrrss...
    Um abraço a Karol.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Cayo vc mandou bem que Deus continue de usando poderosamente para ,servi-lo e amar suas esposa ,Louvado seja Deus sobre a vida de vcs ! Parabens !

    ResponderExcluir
  14. “Ela é a sua PROMESSA! Vocês irão se casar e serão muito felizes. Nada pode impedir o agir de Deus. Ele é fiel pra cumprir o que prometeu”

    Que lindo e emocionante isso! Parabéns aos dois, que formam um casal lindo assim, sempre influenciando e sendo exemplo :)

    Muito amor de Deus pra vocÊs!

    ResponderExcluir
  15. Nossa que lindas palavras Cayo! Certamente ela vai amar. Desejo que Deus continue abençoando a união de vcs! Sabe como é bom saber que ainda existe casais assim que vivem o verdadeiro amor, onde Jesus Cristo é o centro de tudo, essa é a única fórmula de viver o amor e a felicidade em sua total plenitude. Hoje é tão raro ver amor tão saudável assim que eu estava ate descrente e me sentindo muito privilegiada por viver esse amor, que bom que não acontece apenas comigo! Espero que todos os casais um dia possam ter essa consciência de que só há verdadeira felicidade e amor em Cristo, quando o colocamos no centro de nossas vivas. Continuem fazendo esse lindo trabalho e que muitos ainda possam ser alcançados pelo agir de Deus através da vida de vcs! Parabéns e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Que lindo Cayo, faz mesmo um blog masculino, vou indicar para meu esposo. Voce escreve muito bem, que Deus continue os abençoando.

    ResponderExcluir
  17. Nossa... que coisa mais linda!
    obrigada por suas sabias Palavras.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar